Fandom

Students

USP/linux pro aluno

< USP

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

DescriçãoEdit

Após algumas discussões na lista sobre software livre do grêmio politécnico, aqui estou a começar mais essa iniciativa pelo uso do Software Livre em nossa universidade. Em algumas unidades das salas pró-alunos, administradas pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE), o linux foi instalado, mas ainda com alguns problemas de configuração. Isso é muito chato, principalmente quando vou mostrar o Linux a algum leigo e não consigo fazer alguma coisa (como ler um disquete), o que acaba me deixando bem envergonhado. Por isso precisamos reinvidicar que o Linux seja corretamente configurado, ou teremos que continuar a nos silenciar sobre a presença do Linux em nossas salas, e uma possível luta pela expansão do Linux na USP perderá muita de sua força potencial.

MétodoEdit

  • Acho que a melhor idéia que tive foi fazer tipo uma carta para a administração do CCE assinada pela maior quantidade de alunos possíveis.
  • Essa carta contém as reinvidicações em si e as motivações para a adoção de Software Livre. Para isso eu citei o artigo Why schools should use exclusively free software do Richard Stallman. Devido ao tipo de licença desse texto, e também para uma melhor compreensão do assunto, esse artigo será anexado à carta.
  • A carta em si (ou seu rascunho) segue abaixo, mas gostaria da colaboração das pessoas para que a melhorasse, deixando-a no ponto para se entregar ao senhores administradores do sistema.
  • Seria legal se isso ficasse pronto antes das aulas começarem. Após alguns dias começadas as aulas, já podemos enviá-la. Esse pequeno tempo é necessário para se certificar que não foram feitas mudanças no sistema durante as férias, que poderiam alterar o teor das reinvidicações.

Ah, se alguém lembrar de mais algum problema não hesite em acrescentá-lo à lista!

CartaEdit

  • LINUX PARA AS PRÓ-ALUNOS
  • Anexo a esta carta está um texto do célebre Richard Stallman , talvez o maior guru do movimento do Software Livre; Stallman acredita que para a construção de um mundo melhor o software proprietário não deveria existir, em favorecimento do modelo do software livre; mas nesse texto ele dá alguns motivos mais fortes que explicam porque as escolas, em especial, deveriam adotar o software livre.
  • De forma bem resumida podemos dizer que, além de economizar o dinheiro de licensas, o importante é que com SL as escolas ensinam aos seus alunos um modelo de desenvolvimento baseado na colaboração entre os individuos da sociedade e não apenas uma preparação para sobreviver no mundo “lá fora”. Ainda por cima, no caso das escolas de ciências e tecnologia, a possibilidade de se estudar o código fonte de programas utilizados no dia a dia pode proporcionar um aprendizado muito importante.
  • Mediante o exposto apoiamos e parabenizamos o trabalho que o CCE vem fazendo em implantar o SL nas salas pró-alunos. Depois da instalação do kurumin várias coisas melhoram, já que a versão anterior apresentava muito mais problemas. Com essa nova versão, já houve dias em que a rede Windows não funcionava e o Linux acabou sendo usado por várias pessoas, muitas das quais o fizeram pela primeira vez.
  • No entanto, ainda existem problemas técnicos que impedem um uso contínuo do Linux por aqueles que assim gostariam de fazê-lo, além do fato da maioria das pró-alunos ainda não terem o Linux instalado. Os problemas a que nos referimos são encontrados na pró-aluno do prédio do biênio da Escola Politécnica; na sala do próprio CCE a coisa é mais grave, já que às vezes o Linux nem mesmo acessa a internet.
  • Os atuais problemas encontrados são:
  • I

Descrição: Quando o usuário loga pela primeira vez, deve obrigatoriamente escolher um window manager, pois não há opção padrão. Conseqüências: Isso é algo que confunde os usuários iniciantes e leva alguns a simplesmente não conseguirem logar no sistema. Solução: Atualizar Kurumin (???) Fazer a correção manual do problema.

  • II

Descrição: O Open Office lá instalado não consegue manipular e nem mesmo abrir arquivos nos formatos gerado pelo Microsoft Office. Não se trata de uma deficiência do Open Office, já que em suas versões mais recente esta suíte livre de escritório oferece ótimo suporte a tais formatos proprietários. Conseqüências: Isso inviabiliza a produção de muitos trabalhos, já que essa interoperabilidade é fundamental para que os alunos possam desenvolver o trabalho tanto na pró-aluno quanto em suas casas, onde não costumam (ainda) possuir programas capazes de manipular os arquivos gerados pelo Open Office. Solução: atualizar o Open Office ou instalar o br-Office.

  • III

Descrição: Há dificuldades de se carregar arquivos muito grandes pela rede, devido a algum problema com o sistema NFS utilizado para montar o diretório home dos usuários. Conseqüências: lentidão no sistema, o que pode desestimular o seu uso. Em um caso particular, por exemplo, a imagem do papel de parede foi carregada pela metade. Solução: ???

  • IV

Descrição: A montagem de certos dispositivos externos, como disquete e pen-drive, só é possível para o usuário root. Conseqüências: Também é outro fato que dificulta a produção dos trabalhos escolares, além de desestimular o uso do sistema por gerar inconvenientes óbvios. Solução: Root deve dar permissão de uso desses dispositivos para os demais usuários.

  • Como visto, para se resolver alguns desses problemas basta um mínimo de vontade e a senha de administração do sistema.
  • Além do linux em si, também seria legal estimular o uso do software livre no próprio Windows. O navegador Firefox já é bastante utilizado (embora na pró-aluno do CCE não haja atalho na área de trabalho) e outros como o br-office poderiam também ser instalados em sua versão para Windows.
  • Acreditamos que a resolução desses problemas seja o próximo passo para que várias pessoas que já se simpatizam com a filosofia do SL possam finalmente começar a usá-lo, além de mostrar o SL para pessoas que ainda o desconhecem.
  • Também cremos que o Linux e o Software Livre deve se espalhar pelas pró-alunos de todas as unidades da USP, uma vez sanados os problemas aqui discutidos.

MelhorarEdit

Coisas importantes a serem melhoradas:

  • Acrescentar tratamento e linguagem própria a uma carta (saudação, interlocução etc).
  • As soluções dos problemas eu coloquei meio "a zóio". Gostaria que os experts no assunto corrijam eventuais erros e/ou proponham soluções melhores e/ou detalhem melhor as soluções expostas.
  • A primeira parte, que dá um panorama sobre o Software Livre sob a ótica de Richard Stallman, pode ser melhorada também.
  • Correções gramaticais/ortográficas e melhoria de estilo também são bem vindas!
  • Desculpem e me corrijam por qualquer bobeira que tenha falado.

  • Sugestão: O Kurumin não é mais atualizado, e nas ultimas versões apresentou muitos bugs. Seria melhor utilizar distribuições mais estáveis, como Debian ou Ubuntu, que também são mais faceis de instalar.
  • Outra sugestão: Em maquinas iguais, basta utilizar o partimage para clonar as partições e instalar diretamente, sem configurar cada maquina.

ColaboradoresEdit

  • Leonardo Alexandre Ferreira Leite - Poli, GA Elétrica (idealizador)
  • Felipe Corrêa da Silva Sanches - RD Informática Poli

Also on Fandom

Random Wiki