Fandom

Students

USP/IF/Sobre

< USP | IF

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) é uma instituição pública de ensino superior, localizada em São Paulo. O Instituto de Física da USP é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil. Ele provém dos departamentos de Física da Escola Politécnica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970.

O Instituto tem atualmente, em seus quadros, mais de 225 pesquisadores, sendo 159 docentes, além de cerca de quatrocentos alunos de pós-graduação e 1.200 de graduação. Dispõe ainda de 304 funcionários em seus quadros (mais trinta prestadores de serviços), sendo que cinco deles têm doutorado e cerca de uma dezena deles tem mestrado.

O Instituto tem 26 edifícios para abrigar dezessete salas de aulas, cinco auditórios, inúmeros laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, oficinas e escritórios de administração. O Instituto tem cerca de 40.000m2 de área construída e 80.000m2 de área útil.

O Instituto recebe verbas para pesquisas de diversas agências financiadoras (CNPq, FINEP, CAPES, FAPESP etc.), com as quais mantém laboratórios de Física experimental em Física nuclear, detectores e instrumentação, Física do estado sólido e baixas temperaturas, Física de plasma, cristalografia, óptica, epitaxia de feixes moleculares, microscopia eletrônica, biofísica, poluição do ar, análise de materiais por feixes iônicos etc.

A atividade em Física teórica e matemática também é intensa e há diversos grupos de Física aplicada. O Instituto cobre quase todas as áreas da Física e é, nesse sentido, a instituição brasileira mais completa.

A infra-estrutura técnica e administrativa inclui oficinas mecânicas, eletrônicas, de alto vácuo e instalações de computação.

A Biblioteca do Instituto é das mais completas do país o seu acervo atual é constituído de 38.112 livros patrimoniados, 3.732 dissertações e teses, 671 coleção títulos periódicos, 398 multimeios; 58 publicações IFUSP; 25 apostilas e 242 folhetos.

Do ponto de vista didático, o Instituto de Física mantém laboratório para cerca de três mil estudantes da USP, nas áreas de engenharia, ciências exatas e biologia e mais exposições científicas destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio e ao público em geral.

A cada ano formam-se cerca de 120 físicos entre bacharéis e licenciados e, na pós-graduação, cerca de 35 mestres e 33 doutores.

São publicados anualmente cerca de oitocentos trabalhos de pesquisa, sendo mais de 400 em revistas especializadas de divulgação internacional.

O IF surgiu em 1970 e compõe-se de seis departamentos:

  • Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (FMT)[1]
  • Departamento de Física Matemática (FMA)[2]
  • Departamento de Física Experimental (FEP)[3]
  • Departamento de Física Nuclear (FNC)[4]
  • Departamento de Física Aplicada (FAP)[5]
  • Departamento de Física Geral (FGE)[6]

Also on Fandom

Random Wiki