Fandom

Students

USP/IF/Sobre

< USP | IF

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) é uma instituição pública de ensino superior, localizada em São Paulo. O Instituto de Física da USP é a maior e mais antiga instituição de pesquisa e ensino de Física no Brasil. Ele provém dos departamentos de Física da Escola Politécnica e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, reunidos no Instituto a partir de 1970.

O Instituto tem atualmente, em seus quadros, mais de 225 pesquisadores, sendo 159 docentes, além de cerca de quatrocentos alunos de pós-graduação e 1.200 de graduação. Dispõe ainda de 304 funcionários em seus quadros (mais trinta prestadores de serviços), sendo que cinco deles têm doutorado e cerca de uma dezena deles tem mestrado.

O Instituto tem 26 edifícios para abrigar dezessete salas de aulas, cinco auditórios, inúmeros laboratórios didáticos, laboratórios de pesquisa, oficinas e escritórios de administração. O Instituto tem cerca de 40.000m2 de área construída e 80.000m2 de área útil.

O Instituto recebe verbas para pesquisas de diversas agências financiadoras (CNPq, FINEP, CAPES, FAPESP etc.), com as quais mantém laboratórios de Física experimental em Física nuclear, detectores e instrumentação, Física do estado sólido e baixas temperaturas, Física de plasma, cristalografia, óptica, epitaxia de feixes moleculares, microscopia eletrônica, biofísica, poluição do ar, análise de materiais por feixes iônicos etc.

A atividade em Física teórica e matemática também é intensa e há diversos grupos de Física aplicada. O Instituto cobre quase todas as áreas da Física e é, nesse sentido, a instituição brasileira mais completa.

A infra-estrutura técnica e administrativa inclui oficinas mecânicas, eletrônicas, de alto vácuo e instalações de computação.

A Biblioteca do Instituto é das mais completas do país o seu acervo atual é constituído de 38.112 livros patrimoniados, 3.732 dissertações e teses, 671 coleção títulos periódicos, 398 multimeios; 58 publicações IFUSP; 25 apostilas e 242 folhetos.

Do ponto de vista didático, o Instituto de Física mantém laboratório para cerca de três mil estudantes da USP, nas áreas de engenharia, ciências exatas e biologia e mais exposições científicas destinadas a estudantes do ensino fundamental e médio e ao público em geral.

A cada ano formam-se cerca de 120 físicos entre bacharéis e licenciados e, na pós-graduação, cerca de 35 mestres e 33 doutores.

São publicados anualmente cerca de oitocentos trabalhos de pesquisa, sendo mais de 400 em revistas especializadas de divulgação internacional.

O IF surgiu em 1970 e compõe-se de seis departamentos:

  • Departamento de Física dos Materiais e Mecânica (FMT)[1]
  • Departamento de Física Matemática (FMA)[2]
  • Departamento de Física Experimental (FEP)[3]
  • Departamento de Física Nuclear (FNC)[4]
  • Departamento de Física Aplicada (FAP)[5]
  • Departamento de Física Geral (FGE)[6]

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Also on Fandom

Random Wiki