Fandom

Students

USP/FCF/Sobre

< USP | FCF

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Em 1962, desmembrou-se a Faculdade de Farmácia e Odontologia, surgindo a Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Com a Reforma Universitária, a partir de 1970, recebeu a denominação de Faculdade de Ciências Farmacêuticas, nome que perdura até hoje. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas localiza-se no conjunto das Químicas da Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", sendo uma das 39 Unidades de ensino e pesquisa que constituem a Universidade de São Paulo (USP).


A Faculdade de Ciências Farmacêuticas é constituída de quatro Departamentos:

Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental - FBA Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - FBC Departamento de Farmácia - FBF Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica - FBT nos quais são atendidas as finalidades da Universidade de São Paulo a seguir enumeradas:

Ensinar nos níveis de graduação, de pós-graduação, de especialização e de extensão universitária. Desenvolver e divulgar pesquisas relacionadas com as áreas da Farmácia e da Bioquímica. Prestar serviços à sociedade, embasados nos conhecimentos da Farmácia e da Bioquímica.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas possui um corpo administrativo constituído pelos seguintes órgãos:

Congregação Conselho Técnico-Administrativo (CTA) Diretoria Comissão de Graduação Comissão de Pós-Graduação Comissão de Cultura e Extensão Comissão de Pesquisa Atualmente, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas apresenta em seu quadro funcional 84 docentes e 167 funcionários, todos com formação específica para o desempenho de suas funções, distribuídos em um organograma eficiente que estimula constantemente a busca do aperfeiçoamento para atender 850 alunos de graduação, 470 alunos de pós-graduação, desenvolver pesquisas e prestar serviços de elevada qualificação à coletividade.

As pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas nas áreas dos Fármacos e Medicamentos, dos Alimentos e das Análises Clínicas e Toxicológicas são de nível internacional, pois todos os seus docentes cursaram a pós-graduação e desenvolvem linhas próprias de pesquisa com contatos com outros pesquisadores do país e do exterior. Este processo interativo da pesquisa tem projetado a Faculdade de Ciências Farmacêuticas em todos os níveis, sendo seus docentes solicitados a contribuir com entidades estaduais e federais, com a iniciativa privada e com organismos internacionais.


A qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas tem propiciado a captação de recursos de agências financiadoras de pesquisas, nacionais e internacionais, permitindo com isto uma adequação constante de seus laboratórios, com equipamentos de última geração.


Destaca-se que nos últimos cinco anos os docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas captaram 20 milhões de reais junto às agências financiadoras de pesquisa, os quais permitiram a publicação de aproximadamente 500 trabalhos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros e cerca de 2.000 resumos em eventos científicos.


Nos dias atuais, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP ocupa um lugar de destaque no campo da Ciência, pelo desenvolvimento de estudos sobre novos medicamentos, avaliação de bioequivalência e biodisponibilidade dos genéricos, nutracêuticos ou alimentos funcionais, radicais livres, biologia molecular, entre outros.


Todo desenvolvimento científico da Faculdade tem propiciado o oferecimento de um ensino de qualidade, verticalizado em novos conhecimentos, propiciando aos alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, a transmissão do conhecimento centrado na pesquisa.


Outro aspecto de destaque é a qualidade dos serviços de extensão, os quais estão aprimorados pelo desenvolvimento técnico e científico do quadro funcional da Faculdade, também estimulado pela pesquisa científica.


A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo edita a Revista de Ciências Farmacêuticas / Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, com periodicidade semestral e indexada nas seguintes bibliografias: Analytical Abstracts, Chemical Abstracts, Excerpta Médica, International Pharmaceutical Abstracts, LILACS e Nutrition Abstracts and Reviews, apresentando trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições de pesquisa de projeção internacional.


Com alguns dos destaques aqui apresentados, que caracterizam a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, podemos afirmar que a mesma está preparada para enfrentar os desafios do novo século, contribuindo de forma efetiva com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com a formação de novos profissionais e com a prestação de serviços à coletividade.

Also on Fandom

Random Wiki