Fandom

Students

USP/FCF/Sobre

< USP | FCF

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Em 1962, desmembrou-se a Faculdade de Farmácia e Odontologia, surgindo a Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Com a Reforma Universitária, a partir de 1970, recebeu a denominação de Faculdade de Ciências Farmacêuticas, nome que perdura até hoje. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas localiza-se no conjunto das Químicas da Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", sendo uma das 39 Unidades de ensino e pesquisa que constituem a Universidade de São Paulo (USP).

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas é constituída de quatro Departamentos:

Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental - FBA Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas - FBC Departamento de Farmácia - FBF Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica - FBT nos quais são atendidas as finalidades da Universidade de São Paulo a seguir enumeradas:

Ensinar nos níveis de graduação, de pós-graduação, de especialização e de extensão universitária. Desenvolver e divulgar pesquisas relacionadas com as áreas da Farmácia e da Bioquímica. Prestar serviços à sociedade, embasados nos conhecimentos da Farmácia e da Bioquímica.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas possui um corpo administrativo constituído pelos seguintes órgãos:

Congregação Conselho Técnico-Administrativo (CTA) Diretoria Comissão de Graduação Comissão de Pós-Graduação Comissão de Cultura e Extensão Comissão de Pesquisa Atualmente, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas apresenta em seu quadro funcional 84 docentes e 167 funcionários, todos com formação específica para o desempenho de suas funções, distribuídos em um organograma eficiente que estimula constantemente a busca do aperfeiçoamento para atender 850 alunos de graduação, 470 alunos de pós-graduação, desenvolver pesquisas e prestar serviços de elevada qualificação à coletividade.

As pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas nas áreas dos Fármacos e Medicamentos, dos Alimentos e das Análises Clínicas e Toxicológicas são de nível internacional, pois todos os seus docentes cursaram a pós-graduação e desenvolvem linhas próprias de pesquisa com contatos com outros pesquisadores do país e do exterior. Este processo interativo da pesquisa tem projetado a Faculdade de Ciências Farmacêuticas em todos os níveis, sendo seus docentes solicitados a contribuir com entidades estaduais e federais, com a iniciativa privada e com organismos internacionais.

A qualidade dos trabalhos científicos desenvolvidos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas tem propiciado a captação de recursos de agências financiadoras de pesquisas, nacionais e internacionais, permitindo com isto uma adequação constante de seus laboratórios, com equipamentos de última geração.

Destaca-se que nos últimos cinco anos os docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas captaram 20 milhões de reais junto às agências financiadoras de pesquisa, os quais permitiram a publicação de aproximadamente 500 trabalhos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros e cerca de 2.000 resumos em eventos científicos.

Nos dias atuais, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP ocupa um lugar de destaque no campo da Ciência, pelo desenvolvimento de estudos sobre novos medicamentos, avaliação de bioequivalência e biodisponibilidade dos genéricos, nutracêuticos ou alimentos funcionais, radicais livres, biologia molecular, entre outros.

Todo desenvolvimento científico da Faculdade tem propiciado o oferecimento de um ensino de qualidade, verticalizado em novos conhecimentos, propiciando aos alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, a transmissão do conhecimento centrado na pesquisa.

Outro aspecto de destaque é a qualidade dos serviços de extensão, os quais estão aprimorados pelo desenvolvimento técnico e científico do quadro funcional da Faculdade, também estimulado pela pesquisa científica.

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo edita a Revista de Ciências Farmacêuticas / Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, com periodicidade semestral e indexada nas seguintes bibliografias: Analytical Abstracts, Chemical Abstracts, Excerpta Médica, International Pharmaceutical Abstracts, LILACS e Nutrition Abstracts and Reviews, apresentando trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições de pesquisa de projeção internacional.

Com alguns dos destaques aqui apresentados, que caracterizam a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, podemos afirmar que a mesma está preparada para enfrentar os desafios do novo século, contribuindo de forma efetiva com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, com a formação de novos profissionais e com a prestação de serviços à coletividade.

Also on Fandom

Random Wiki