Fandom

Students

USP/Curso de Linux - Férias de Julho 2006/Como gravar CDs de música usando o K3B no Linux

< USP | Curso de Linux - Férias de Julho 2006

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

IntroduçãoEdit

Esta semana a Fernanda tinha uns mp3s e queria gravar um CD de áudio. Nós tentamos instalar o nero no windows do computador cinza do aquário do CEE. O programa era, obviamente, pirata e precisava de um serial number crackeado.

Decidimos, então, que não deveríamos usar o nero a não ser que o comprássemos. Neste mesmo computador cinza está instalado o Kubuntu Linux e nele há um software livre de gravação de CDs e DVDs chamado K3B. Ele é simples e fácil de usar. Os problemas que eu tive inicialmente pra gravar o CD da Fernanda usando o K3B na verdade não eram problemas do programa, e sim erros que eu mesmo cometi. Neste artigo eu listo estes problemas de modo a facilitar a vida das próximas pessoas que quiserem experimentar o K3b.

Iniciando o sistemaEdit

O K3b é um programa escrito pra rodar no Linux. Portanto, escolha "Linux" no bootloader :-)

Usando o Konqueror, gerenciador de arquivosEdit

Alguns segundos após colocar o CD no drive, o Konqueror (gerenciador de arquivos) vai abrir automaticamente e dizer que não conseguiu acessar "media:/hdd" isso significa que o CD não contém nenhum dado que possa ser exibido para o usuário (ou seja, é virgem mesmo!). Se fosse um CD gravado com música, o Konqueror mostraria ícones para as faixas do CD. O Konqueror também pode ser usado para acessar arquivos de pastas compartilhadas na rede. Caso seus mp3s estejam em algum outro computador da rede, digite remote:/ na barra de endereços do Konqueror e clique no ícone "Compartilhamentos do Samba"

Samba é o nome dado ao protocolo de compartilhamento de arquivos em redes Windows

Se necessário, copie os seus arquivos de música para um diretório no Desktop.

Usando o K3B, queimador de CDs e DVDsEdit

  • Clique no "menu K" (análogo ao menu iniciar do Windows) e abra Multimídia -> Queima de CD e DVD (K3b)
  • Ou clique no ícone do k3b no desktop.

No k3b clique em "Novo projeto de CD de áudio".

Na parte de cima da janela do k3b, navegue nos diretórios para selecionar os arquivos de música. Arraste para a parte inferior da janela os arquivos que você deseja gravar no CD.

Após terminar a seleção das músicas clique em Projeto->Queimar (CTRL+B)

simulação e gravação do CDEdit

Irá aparecer uma tela com opções para a queima do CD. É importante que se faça uma simulação da queima para diminuir as chances de a mídia ser inutilizada. Eu errei nesse ponto. Tentei gravar logo de cara e zoei a mídia da Fernanda. Tive que comprar outra(s) pra fazer o CD dela. :-P

Erros comunsEdit

Preste atenção para utilizar a velocidade de gravação correta. Nem sempre o modo automático funciona bem. No caso da máquina cinza do centrinho, o modo automático tentou gravar na velocidade de 12x, mas o drive só suporta gravação em , no máximo, 8x. Tive que ajustar esse valor na mão.

Outro erro comum é tentar usar o computador enquanto a mídia está sendo gravada. Se você tentar abrir algum programa, muito provavelmente o computador não vai dar conta de preencher o buffer de gravação rápido o suficiente e a gravação vai falhar. Portanto, nem pense em ler seus email enquanto ele grava o CD.

No processo de simulação eu também pude perceber que alguns dos mp3 estavam corrompidos (apresentavam erros) e se eu tentasse queimar o CD com essas músicas também ia ter problemas. Removi esses MP3 da lista para solucionar o problema.

Só faça a gravação pra valer quando a simulação da gravação estiver rodando 100% sem problemas. Se você pular esse passo, vai correr o risco de zoar a sua mídia. Esses problemas não são específicos do K3b. Deve-se, sempre que possível, seguir essas instruções, qualquer que seja o software de gravação de CDs utilizado.

Also on Fandom

Random Wiki