Fandom

Students

Serviço Social/Estudo dirigido2

< Serviço Social

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

1. Quais são, segundo J. P. Netto, os vetores que explicam a crise do Serviço Social Tradicional na América-latina.

2. Explique a concepção de marxismo de L. Althusser e como se relaciona com o diálogo com o movimento católico na América-latina.

3. Como se relacionam o positivismo e o processo de reificação da vida social?

4. Em relação ao processo de renovação do Serviço Social no Brasil, explique como foi resolvido no Seminário de Araxá a integração entre a modernização do Serviço Social e a conservação da tradição profissional.

5. Qual é a importância do princípio da globalidade na perspectiva modernizadora?

6. Como foi definido o método profissional no Seminário de Teresópolis por Lucena Dantas? Como se relaciona com o positivismo?

7. Em que quadro sócio-histórico surgiu a perspectiva de reatualização do conservadorismo? Como se relaciona com as outras perspectivas?

8. Quais são os principais traços da perspectiva de reatualização do conservadorismo e como se relacionam com a filosofia fenomenológica?

9. Quais são as bases sócio-políticas da perspectiva de intenção de ruptura? Qual é sua particularidade em relação aos interesses sociais de classe?

10. Em que consiste o interesse emancipatório da classe trabalhadora? Qual é o fundamento para este interesse?

11. Qual foi o caminho percorrido pela perspectiva de intenção de ruptura no decorrer da década dos anos setenta e oitenta? Como se relaciona com os processos sócio-políticos da realidade nacional?

12. Caracterize as principais idéias do método B.H. em relação ao objeto, objetivos e meios do Serviço Social. Quais são as críticas?

13. Caracterize o método B.H. propriamente dito? Quais as limitações?

Also on Fandom

Random Wiki