Fandom

Students

Serviço Social/Estudo dirigido1

< Serviço Social

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Estudo dirigido da primeira unidade Edit

1) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se manifestou na “periferia” do capitalismo?

2) Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou um processo de reestruturação do capitalismo em escala mundial. Em que consistiu esse processo? Quais foram as instituições institucionais criadas a partir desse momento?

3) Comente a seguinte afirmação “No Estado de Bem-estar os trabalhadores dos países centrais foram integrados no papel de consumidores.” Que novos atores e sujeitos surgiram no papel de antagonistas ao capital?

4) Caracterize o pan-americanismo “monroista”. Como se expressa no contexto da situação econômica e política do pós-Segunda Guerra Mundial? Que instituições militares e políticas são criadas inspiradas na doutrina pan-americanista?

5) Qual foi a importância da Revolução Cubana nos processos sócio-políticos dos anos sessenta na América Latina? Qual foi a reação norte-americana, e como se relaciona com a prática do desenvolvimentismo?

6) Qual foi o impacto da “Aliança para o Progresso” na organização do poder estatal nas sociedades latino-americanas e como influenciou na prática do Serviço Social?

7) Como se explicam os processos de mudança social numa teoria do desenvolvimento? Que críticas podem ser feitas a essa teoria?

8) Quais eram as diferenças entre o desenvolvimento e a organização de comunidade? O que tinham em comum ambos métodos que possibilitou a sua unificação nos anos cinqüenta?

9) Como se relacionam o Desenvolvimento e Organização da Comunidade (DOC) com as políticas desenvolvimentistas?

10) Desenvolva brevemente algumas características do processo de intervenção profissional na dinâmica necessidades – recursos.

11) Quais são as principais características do processo de desenvolvimento e organização da comunidade na definição de Ander-Egg?

12) Caracterize o Serviço Social “Tradicional”. Em que se diferencia a concepção moralizadora da concepção modernizadora do Serviço Social?

Bibliografia: Edit

HOBSBAWM, E. Guerra fria. In: Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das letras, 1995. Cap. 8, p. 223-252.

CASTRO, M. M. Pan-Americanismo “Monroista”. Desenvolvimentismo e Serviço Social. In: História do Serviço Social na América Latina. Tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 5a edição. Cortez/CELATS: São Paulo. 1987. Pp. 128-167.

DOS SANTOS, T. O quadro teórico e histórico da teoria do desenvolvimento. In: A teoria da dependência. Balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 200. Cap. 1, pp. 13-21.

Also on Fandom

Random Wiki