Fandom

Students

Serviço Social/Estudo dirigido1

< Serviço Social

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Estudo dirigido da primeira unidade Edit

1) Caracterize a situação de “Guerra Fria”. Quando começou e finalizou? Como se manifestou na “periferia” do capitalismo?

2) Quando finalizou a Segunda Guerra Mundial começou um processo de reestruturação do capitalismo em escala mundial. Em que consistiu esse processo? Quais foram as instituições institucionais criadas a partir desse momento?

3) Comente a seguinte afirmação “No Estado de Bem-estar os trabalhadores dos países centrais foram integrados no papel de consumidores.” Que novos atores e sujeitos surgiram no papel de antagonistas ao capital?

4) Caracterize o pan-americanismo “monroista”. Como se expressa no contexto da situação econômica e política do pós-Segunda Guerra Mundial? Que instituições militares e políticas são criadas inspiradas na doutrina pan-americanista?

5) Qual foi a importância da Revolução Cubana nos processos sócio-políticos dos anos sessenta na América Latina? Qual foi a reação norte-americana, e como se relaciona com a prática do desenvolvimentismo?

6) Qual foi o impacto da “Aliança para o Progresso” na organização do poder estatal nas sociedades latino-americanas e como influenciou na prática do Serviço Social?

7) Como se explicam os processos de mudança social numa teoria do desenvolvimento? Que críticas podem ser feitas a essa teoria?

8) Quais eram as diferenças entre o desenvolvimento e a organização de comunidade? O que tinham em comum ambos métodos que possibilitou a sua unificação nos anos cinqüenta?

9) Como se relacionam o Desenvolvimento e Organização da Comunidade (DOC) com as políticas desenvolvimentistas?

10) Desenvolva brevemente algumas características do processo de intervenção profissional na dinâmica necessidades – recursos.

11) Quais são as principais características do processo de desenvolvimento e organização da comunidade na definição de Ander-Egg?

12) Caracterize o Serviço Social “Tradicional”. Em que se diferencia a concepção moralizadora da concepção modernizadora do Serviço Social?

Bibliografia: Edit

HOBSBAWM, E. Guerra fria. In: Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das letras, 1995. Cap. 8, p. 223-252.

CASTRO, M. M. Pan-Americanismo “Monroista”. Desenvolvimentismo e Serviço Social. In: História do Serviço Social na América Latina. Tradução de José Paulo Netto e Balkys Villalobos. 5a edição. Cortez/CELATS: São Paulo. 1987. Pp. 128-167.

DOS SANTOS, T. O quadro teórico e histórico da teoria do desenvolvimento. In: A teoria da dependência. Balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 200. Cap. 1, pp. 13-21.

Also on Fandom

Random Wiki