Fandom

Students

Serviço Social/Ementa

< Serviço Social

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Ementa

A modernização do Serviço Social: o papel do Desenvolvimento de Comunidade nos Estados Unidos e sua difusão na América Latina, no quadro do debate da relação desenvolvimento/subdesenvolvimento. A contestação à modernização: a crítica ao conservadorismo e ao reformismo nos anos 60 no marco da América Latina. A modernização do Serviço Social no Brasil: de Araxá a Teresópolis. Transformações nas posições da Igreja católica, novas relações entre cristãos e marxistas. O “Movimento de Reconceituação” – influências teóricas, unidade e diversidade. O Brasil e o “Movimento de Reconceituação”: a ditadura implantada em 1964, a reforma universitária, a laicização do Serviço Social.

Objetivo:

Oferecer uma sinopse do processo profissional no Brasil e na América Latina nas décadas de sessenta e setenta do século XX, relacionando-o com o contexto histórico-social e cultural.

Carga horária: 80 horas

Bibliografia

Ammann, S. B. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. S. Paulo, Cortez, 1982.

Ander-Egg, E. Del ajuste a la transformación. Buenos Aires, Humanitas, 1973.

Castro, M. M. História do serviço social na América Latina. S. Paulo, Cortez, 1986.

CBCISS. Teorização do serviço social. Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré. Rio de Janeiro: Agir, 1987.

Faleiros, V. P. Metodologia e ideologia do trabalho social. S. Paulo, Cortez, 1981.

_____ . Estratégias em Serviço Social. S. Paulo, Cortez, 1997.

Palma, D. Reconceptualización: una búsqueda en América Latina. Buenos Aires, ECRO, 1977.

Pinto, R. M. F. Política educacional e serviço social. S. Paulo, Cortez, 1986.

Miguel, W. L. O serviço social e a promoção do homem. S. Paulo, Cortez, 1980.

Netto, J. P. Ditadura e serviço social. S. Paulo, Cortez, 1995.

Santos, L. L. Textos de serviço social. S. Paulo, Cortez, 1982.

Ware, C. Estudio de la comunidad. Buenos Aires, Humanitas, 1964.

Also on Fandom

Random Wiki