Fandom

Students

LAPIS/Disciplinas/Ciência da Computação:T2GrupoH

< LAPIS | Disciplinas

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

MATEMÁTICA NO SOFTWARE LIVRE Edit

INTRODUÇÃO Edit

Nas pesquisas científicas, a matemática é muito utilizada para inúmeros propósitos; porém, fazer todos os processos manualmente exige muito tempo e concentração. Por isso, foram (e são) criados softwares especializados em auxiliar nos gráficos, nos cálculos matemáticos e no tempo de conclusão.
Por isso a matemática e o software livre são duas coisas que se combinam, por terem se originado de forma semelhante: os dois evoluíram com a contribuição de várias pessoas, que assim o fizeram objetivando o desenvolvimento científico/tecnológico. Como tantos outros softwares não livres, há os de uso gratuito que são muito bons no que fazem — tendo, por conseguinte, grande utilização — sendo que, no âmbito matemático, a existência de tais softwares também se faz verdadeira.
Neste trabalho, serão abordados vários softwares livres matemáticos usados para os mais diversos fins como estatística, cálculo integral e diferencial, álgebra, entre outros.

O que é Software Livre Edit

Antes de começarmos a nos aprofundar no assunto demonstrando características e dando uma visão geral dos softwares matemáticos, devemos saber especificamente o que é software livre.
Há uma confusão com respeito a software livre na qual as pessoas pensam que o software assim denominado é aquele que tem o código-fonte disponível e é gratuito ou então aquele que tem somente o código-fonte disponível.
Do site da GNU (http://www.gnu.org) temos, em resumo, a seguinte definição do software livre: É aquele que dá as quatro liberdades ao usuário: usar, copiar, modificar e distribuir. Software que tem somente o código-fonte disponível, mas que restringe uma das liberdades é chamado apenas open-source.
Além disso, há os softwares livres pagos, que não deixam de ser softwares livres (podem ser usados, copiados, modificados e distribuidos), mas exigem pagamento da parte do usuário. Tudo isso é explicável pois o software livre é livre no sentido de liberdade e não de gratuidade.

Os Softwares Livres Matemáticos Edit

Aqui serão listados vários softwares livres matemáticos; porém, é necessário explicitar que nem todos os softwares livres matemáticos serão abordados, uma vez que são muitos — inviabilizando tal processo. Serão listados alguns dos mais conhecidos, sendo específicos ou gerais nos seus objetivos.
Para dar ao leitor a liberdade de conhecê-los e experimentá-los, ou seja, aproveitar a liberdade que eles propõem, serão fornecidos os links dos sites oficiais além de algumas informações complementares.


GNU OCTAVE Edit

O que é Edit

Linguagem de alto nível cujo objetivo é realizar cálculos numéricos. Ela possui uma interface de linha de comando conveniente e seus comandos são na sua maioria compatíveis com MatLAB, podendo ser utilizado como linguagem orientada a lote.

Características Edit

Possui várias ferramentas para realização de operações algébricas comuns, achar a solução de equações não lineares, integrar funções ordinárias além de outras tantas. É facilmente configurável e extensível usando módulos em C++, C, Fortran ou outras linguagens e carregados dinamicamente.
É escrito em C++ usando bibliotecas STL e é primariamente feito para ser usado no Linux, apesar de que pelo CygWin há também a possibilidade de se compilar uma versão para Windows.
Tem auto complemento dos nomes das variáveis, funções e comandos, o que é fornecido pela tecla TAB. Grava o histórico de comandos. Além disso usa o GNU plot para plotar (desenhar) seus gráficos.

Imagens Edit

Octave
Octave2
Lorenz
Sombrero



Site oficial: www.octave.org
licença: GPL

GNU MAXIMA Edit

O que é Edit

É um sistema para manipulação de expressões numéricas e simbólicas, derivado do Macsyma, um grande sistema de álgebra no computador desenvolvido pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology – que inspirou outros bons softwares que viriam mais tarde como o Maple e o Mathematica.

Características Edit

É escrito em LISP, tendo funções que possibilitam a resolução de polinômios, matrizes, funções racionais, integrais, etc. Tem um bom coletor de lixo evitando as vazões de memória, vindo com centenas de auto-testes. Está disponível para vários sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux) tendo uma comunidade bastante ativa.
Tem um histórico de comandos que pode ser salvo num arquivo com extensão .mac. É iniciado na linha de comando, mas pode ser levado à uma GUI com o XMaxima (Linux), WxMaxima (Windows.)

Imagens Edit

Exemplo gnumaxima
Maxima
Maxima2
Site oficial:maxima.sourceforge.net
licença: GPL

GEOGEBRA Edit

O que é Edit

GeoGebra é um software matemático que junta geometria, álgebra e cálculo. Ele é desenvolvido por Markus Hohenwarter na universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas.

Características Edit

É multiplataforma por natureza, uma vez que é escrito em Java. Tem uma interface rica e intuitiva. Permite que se realizem vários comandos como integração, plotagem de um gráfico e outros de forma visual.
Tanto o software em si como a sua documentação estão disponíveis em várias linguas, dentre elas o português do Brasil. Sua documentação é da mesma maneira simples e é curta.

Imagens Edit

Geogebrainicial
Geogebra
Site oficial:http://www.geogebra.org/cms/
licença: GPL

R Edit

O que é Edit

Ambiente projetado para estatística com diversas funções e recursos para realizar cálculos e representações estatísticas das mais diversas formas. Ele é baseado no S-Plus, software estatístico ganhador de prêmios e desenvolvido no Bell Labs.

Características Edit

Possui ajuda completa e extensiva. Comunidade de usuários bastante ativa. É disponível para uma variedade de plataformas (Linux, MAC OS e Windows). Tem um histórico do que é digitado e que pode ser salvo em um arquivo .Rhistory.
As imagens dos gráficos resultantes podem ser salvas em Metafile e BMP. Possui vários pacotes extras para adição de novas funções ao ambiente.

Imagens Edit

Rintrodução
Rhpgraphic
Site oficial:http://www.r-project.org/
licença: GPL

CONCLUSÃO Edit

Atualmente as pesquisas científicas e acadêmicas estão necessitando muito da matemática e para isso são criados diversos softwares livres para auxiliar nos processos requeridos. A explicação para grande utilização desses softwares é de que a implementação do programa em universidades ou locais de pesquisas é muito mais viável e simples, além de oferecer ferramentas em pé de igualdade a dos softwares particulares.
Existem muitos softwares especializados nas mais diversas áreas e neste relatório foram abordados GNU/OCTAVE, GNU/MAXIMA, GEOGebra e o R, mostrando que softwares livres podem ser muito eficientes se aplicado de maneira correta.
O Octave, o Maxima e o GEOGebra são muito utilizados para lidar com sistemas algébricos e cálculos numéricos, cada um à sua maneira. Já o R é exclusivo para estatística e traz uma série de recursos embutidos e de grande valia para atingir seu fim.
Todos os softwares descritos geram gráficos o que os torna ferramentas completas que, como conseqüência, além de fornecer o ambiente para a realização de suas tarefas, dão a chance de gerar visualização do que está sendo feito, sendo, desta maneira, muito útil para o acadêmico/pesquisador visualizar/analisar os resultados obtidos com maior propriedade e facilidade.
Portanto, uma justificativa para termos disciplinas de cálculo é o melhor entendimento e aprimoramento de softwares livres.

BIBLIOGRAFIA Edit

http://www.gnu.org/software/octave/
http://www.gnu.org/software/octave/about.html
http://www.gnu.org/software/octave/FAQ.html
http://mat.absolutamente.net/r_soft.html
http://www.gnu.org/software/octave/doc/interpreter/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-47442003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=67&Itemid=63&lang=pt
http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=162
http://www.ma.utexas.edu/users/wfs/maxima.html
http://www.octave.org
http://maxima.sourceforge.net
http://www.r-project.org/
http://www.geogebra.org/cms/
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-47442003000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Also on Fandom

Random Wiki