Fandom

Students

IHC: Competição de Avaliação de Sistema/Edicao 2008 FAQ

< IHC: Competição de Avaliação de Sistema

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Como a dúvida de outros alunos e professores também pode ser a sua, registraremos aqui todas as perguntas feitas à coordenação da Competição de Avaliação de Sistema do IHC 2008, junto com as nossas respostas. As perguntas / respostas estão organizadas em categorias.

Inscrição Edit

Existe um valor de inscrição para participar da competição? Não vi essa informação no site?

[Resposta] Não é necessário pagar para se inscrever e participar da Competição.

Publicação do relatório Edit

Gostaria de obter uma informação mais precisa em relação ao valor da publicação do trabalho aceito para esta categoria. Não entendi quais as implicações de o trabalho não estar nos anais. Ele não conta como artigo completo do IHC 2008?

Não entendi a pergunta: valor da publicação do trabalho, mas vou tentar lhe dizer o que eu entendo. Existem grandes diferenças entre artigos científicos e relatórios, dentre elas, o primeiro tem um rigor científico, estado de arte, resultados, discussão, trabalhos futuros, etc. No segundo, e principalmente no nosso caso, vários destes fatores não foram exigidos. A competição tem um escopo bem definido e interessa a identificação de problemas, nem o método de avaliação aplicado precisa ser original.

 Bem mas isto não quer dizer que o evento não tenha o seu valor, bem pelo contrario, 

trata-se principalmente de conscientizar a comunidade do valor agregado ao software que tais métodos trazem ao serem aplicados. Sem falar no crescimento de cada aluno que participa de um trabalho desta amplitude. Reconhecendo tal importância, a organização se empenhou para adquirir um brinde tão importante e valioso aos vencedores.

Formação de EquipeEdit

Vimos que na inscrição na Wiki pede-se uma instituição. Somos 2 alunos de pós-graduação, mas somos de instituições diferentes e o professor orientador também. Isso tem algum problema? Se estiver tudo bem, podemos considerar a instituição dos alunos ou do professor para fazer a inscrição?

Formação da Equipe Edit

Podemos formar uma equipe com alunos de graduação e pós-graduação? Vi lá que existem as normas para a graduação e a pós, mas fiquei pensando ser poderíamos mesclar os grupos...

[Resposta] Não. Equipes de graduação podem ser formadas apenas por alunos de graduação, e equipes de pós, apenas por alunos de pós. No entanto, será permitido ao professor-orientador ter um aluno de pós como colaborador.

O nome deste colaborador irá aparecer no artigo depois, não é mesmo?

[Resposta] Sim, o nome do colaborador aparecerá no artigo.

A quantidade de alunos da equipe de graduação é de 3 pessoas?

[Resposta] Não, a equipe deve ser formada por no mínimo 3 e no máximo 5 alunos de graduação.

O total de alunos das equipes inclui o coordenador?

[Resposta] Não, o professor-orientador é mais um membro da equipe.

Escopo da Avaliação Edit

No Google Groups vocês definiram “Discussões, nova postagem e leitura”. Nas inspeções iniciais, os alunos já perceberam, por exemplo, problemas na atividade de cadastro em grupos, onde o usuário escolhe a forma como quer receber emails. Essa escolha acaba tendo impacto “indireto” na forma de leitura das discussões. A dúvida é: os alunos podem considerar a atividade de cadastro em um grupo em suas avaliações?

[Resposta] Sim, os alunos podem considerar a atividade de cadastro em um grupo nas suas avaliações da leitura da discussão. Para deixar claro, não é para avaliar somente a atividade de cadastro.

No Google Groups vocês definiram “Discussões, nova postagem e leitura”. O que deve ser avaliado neste item? Nova postagem e leitura somente em Discussões? Não inclui remoção de postagem, por exemplo? Ou verificar perfil do usuário?

Métodos de Avaliação Edit

No site é informado que as equipes poderão utilizar no máximo DOIS métodos para avaliar o sistema escolhido. A dúvida é: o que vocês vão considerar UM método?

  • O Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), por exemplo, pode envolver a aplicação de questionários pré-teste e pós-teste. Poderíamos usar além do MAC um método de inspeção, ou seriam contados mais de dois métodos?
  • Uma "avaliação com desconto" pode ser considerada uma mistura dos métodos de avaliação de usabilidade e avaliação heurística.
  • Os alunos podem criar um método "novo" que envolva uma combinação de vários outros métodos conhecidos?
[Resposta] Nossa intenção ao limitar a quantidade de métodos foi ajudar, evitar que as equipes planejem fazer avaliações muito complexas e longas, que acabem ficando muito superficiais. Além disso, achamos que o tempo é curto para que as equipes consigam realizar avaliações com vários métodos. Receamos que a adoção de muitos métodos acabe prejudicando os alunos. Entretanto, o uso de mais de 2 métodos não desclassifica uma equipe.
Os exemplos acima são exemplos de um único método de avaliação, que integram dois ou mais métodos.

Also on Fandom

Random Wiki