Fandom

Students

Eneec/Projeto

< Eneec

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil
11 a 15 de Outubro de 2006
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

1. Informações Gerais Edit

  • 1.1. Evento: I ENEEC– Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil
  • 1.2. Data: 11 a 15 de Outubro de 2006
  • 1.3. Local: Belo Horizonte
  • 1.4. Descrição: Encontro acadêmico, científico e cultural da área de Engenharia Civil, tendo como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e professores. Estima-se uma participação de 1000 pessoas.

2. Apresentação Edit

O Movimento Estudantil de Engenharia Civil (MEEC) está organizado em:

  • Entidades de base; diretórios, centros e núcleos acadêmicos de cada instituição;
  • Todos os acadêmicos de Engenharia Civil, mesmo não fazendo parte de alguma entidade.

O MEEC realizará a partir de então anualmente o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ENEEC), tendo como objetivo reunir estudantes e profissionais da área para o estudo e a discussão das mais diferenciadas temáticas que envolvem esta área, preocupando-se com questões de cunho político-pedagógicas, sociais e científicas.

Nesse sentido, o encontro revela-se como um importante espaço de debate e formação. Sua 1ª edição, o ENEEC apresenta-se como um espaço acadêmico-científico construído e voltado para estudantes, contribuindo para uma formação profissional, pessoal e humana. Além disso, o encontro vem para viabilizar a construção da executiva de nacional de Estudantes de Engenharia Civil e com isso será a mais alta instância do MEEC, onde suas propostas de ação serão construídas e deliberadas. Juntamente com os estudantes de Engenharia Civil, fazem parte do público do I ENEEC estudantes e trabalhadores da área de atuação da Engenharia Civil.

3. Justificativa Edit

O MEEC se propõe a se reunir anualmente para debater acerca da política nacional e internacional e seus reflexos sobre a realidade brasileira e em sua área atuação. O evento denomina-se Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ENEEC) e, seu I encontro, será realizado na cidade de Belo Horizonte - MG, no período de 11 a 15 de outubro de 2006.

Por se tratar de um encontro que não apenas discute, mas também delibera acerca das diretrizes a serem adotadas pelos discentes de Engenharia Civil, o evento será a instância máxima do movimento estudantil da área, onde estudantes do Brasil inteiro se reúnem para refletir aspectos referentes à área, assim como a situação do ensino superior e a educação de uma forma geral no Brasil.

4. Objetivos Edit

4.1. Objetivo Geral Edit

Proporcionar o debate aos estudantes de Engenharia Civil de todo o país a respeito da sua profissão e da atual conjuntura política, econômica, educacional e social brasileira, buscando gerar uma reflexão crítica dos futuros profissionais da área, assim como dar continuidade e propor novos encaminhamentos de ação para o MEEC.

4.2. Objetivos Específicos Edit

§ Promover a troca de experiências entre estudantes de Engenharia Civil vindos de diferentes universidades do país; § Construir uma consciência crítica e possibilitar uma maior participação dos estudantes no movimento estudantil; § Promover o intercâmbio cultural e científico entre as faculdades de Engenharia Civil do Brasil; § Incentivar e promover a produção de conhecimento científico e acadêmico através de apresentações de trabalhos e oficinas; § Refletir a respeito da prática profissional da Engenharia, mostrando possibilidades de posicionamento, embargo cultural e transmissão de valores; § Promover discussões acerca das políticas públicas vigentes na sociedade brasileira, assim como seus reflexos sobre a cultura e o processo de construção de uma outra realidade civil; § Debater sobre a Engenharia Civil enquanto uma importante área Profissional, suas problemáticas e formas de superação; § Debater sobre a universidade enquanto instituição civil, questionando seu papel dentro de uma perspectiva que vise uma formação não somente profissional e que atenda às demandas da sociedade, mas também humana crítica e transformadora, pois a técnica não é politicamente neutra; § Contribuir no debate em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. § Fortalecer o engajamento dos estudantes de Engenharia Civil de todo o país com as questões debatidas dentro do MEEC, contribuindo na construção de uma proposta que busque uma sociedade justa, democrática e equânime.

5. Metodologia Edit

5.1. O Evento Edit

O ENEEC vem com a proposta de ser realizado anualmente e com isso se tornar o principal evento do Movimento Estudantil de Engenharia Civil, reunindo estudantes de todo o Brasil. A partir de um tema, surgem os sub temas que serão abordados em mesas-redondas e painéis escolhidos pela Comissão Organizadora do I ENEEC (COENEEC) anteriores ao ENEEC, buscando sempre abranger assuntos atuais e importantes para a Profissão, a Política e à Educação na Engenharia Civil. Os palestrantes e conferencistas convidados são especialistas nos temas e representantes de entidades relacionadas diretamente às discussões, eles são indicados pelos integrantes do COENEEC. Após a realização de cada painel e mesa-redonda, são organizados os Grupos de Discussão. A Comissão Organizadora do ENEEC separa aleatoriamente vários grupos de 20 a 30 pessoas de diferentes regiões e escolas para discutir o tema abordado, proporcionando a troca de experiências. Para cada grupo é selecionado um Coordenador, previamente escolhido, o qual entregará as sugestões e propostas dos integrantes do seu grupo à Comissão Organizadora do ENEEC, que fará a síntese de um relatório final e o levará para discussão e votação na plenária final do ENEEC. A Plenária Final será realizada no último dia do ENEEC e será a maior instância deliberativa do Movimento Estudantil de Engenharia Civil, anteriormente será realizado a Assembléia Nacional de Estudantes de Engenharia Civil para a criação ou não da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (ExNEEC), e ao final da plenária final será escolhida a sede do II ENEEC e assembléia geral deliberando pela criação da ExNEEC deliberara pelos CA/DA’s de comporão sua primeira gestão. O ENEEC traz a realização de oficinas. Para este ano algumas delas já foram sugeridas:

  • Engenheiros Sem Fronteiras
  • Gênero
  • Movimentos Sociais e a Luta Pela Moradia
  • Movimento Passe Livre
  • Movimento Estudantil
  • A questão agrária – EIVs (Estagio de Vivencias)
  • Radio Livre
  • Intervenções Artísticas Participativas

Os momentos de diversão e informalidade do ENEEC serão proporcionados todas as noites do encontro, onde haverá temáticas diferentes pra cada noite de festa.

5.2. Tema Edit

O tema sempre tem como objetivo expandir e por em prática as idéias, propostas e projetos dos estudantes de Engenharia Civil no contexto da sua profissão, educação, política e cidadania. Desta forma contribuindo com a formação acadêmica e buscando a construção de uma sociedade justa, equânime e fraterna. Esse ano o tema do encontro será baseado nos seguintes eixos transversais definidos no COENEEC.

  • Conjuntura Nacional
  • Universidade e Educação
  • Papel do Engenharia Civil
  • Formação do Engenharia Civil
  • Movimento Estudantil

Os eixos estarão presentes em todas as discussões e atividades do encontro. Na reunião da COENEEC de Belo Horizonte, realizado em junho, foi definido o seguinte tema para este ENEEC: “O Futuro Engenheiro Civil como CIDADÃO Ativo e Construtor do Seu País” Para aprimorar os debates, foram escolhidos os seguintes sub-temas, ou eixos verticais:

1) Transposição das águas do Rio São Francisco. Assuntos Abordados: Revitalização do Rio São Francisco Apresentação do Projeto de Transposição do Rio São Francisco Posições a favor e contra a transposição do Rio, em cima de dados técnicos e sociais.

2) Matriz Transporte Assuntos Abordados: Papel de uma maior integração Regional e Nacional Modelo adotado pelo Brasil Financiamento da manutenção e ampliação da malha de transporte brasileira

3) Transporte Urbano Assuntos Abordados: Problemas do sistema de transporte público Alternativas existentes Movimento pelo Passe Livre Tarifa abusiva como meio de exclusão

4) Habitação Assuntos Abordados: Problema habitacional brasileiro Déficit habitacional x Especulação econômica

5) Matriz Energética Assuntos Abordados: Modelo brasileiro Dependência Internacional Alternativas energéticas Direito ao acesso 6) Saneamento Assuntos Abordados: Integração dos sistemas de saneamento Direito ao acesso 7) Desenvolvimento Industrial x Especulação Financeira Assuntos Abordados: Processo de desenvolvimento industrial Como funciona a especulação financeira

6. Histórico Edit

A organização de estudantes em prol do I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil teve inicio em 2004 com pouca participação. Durante o 49º CONUNE (Congresso da União Nacional dos Estudantes) em junho de 2005, algumas entidades representativas se encontraram e formaram uma rede de contato. A partir disso, houve um aumento no números de interessado na construção do I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil, culminado da realização de uma ampla reunião durante o 11º CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE) em abril de 2006. Nessa reunião houve o debate de como realizar o I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil, de forma legitima e com ampla participação. Decidiu então realizar o I Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil de 11 a 15 de outubro de 2006 em Belo Horizonte - MG. Com o intuito de garantir a autonomia do evento seu financiamento não deverá contar com investimento de empresas privadas.

7. Divulgação Edit

Na realização de eventos deste porte, notou-se que grande parte dos participantes tomou conhecimento do evento pela distribuição de panfletos e cartazes nas Universidades e da divulgação pela página eletrônica, seguido pela divulgação através de entidades relacionadas à área, além de reportagens em jornais e revistas especializados. Baseados nestas informações, os organizadores do ENEEC estão voltando sua estratégia de divulgação através destes meios. Os desenvolvimentos da programação visuais e da publicidade buscam a criação de um perfil que se adapte às características do evento e seus participantes, de forma a melhor vincular os patrocinadores nos panfletos, cartazes, faixas, página eletrônica e outras formas de divulgação do ENEEC.

8. Alojamentos e Hospedagem Edit

Visando facilitar a organização pessoal dos participantes seria ideal proporcionar alojamento no próprio local das atividades diárias. Será necessário aos participantes que permanecerão no alojamento trazer colchões e roupa de cama.

9. Recursos Necessários Edit

Para viabilizar a realização do I ENEEC, diversas instalações deverão ser disponibilizadas, assim como os equipamentos necessários. Para tal, é fundamental o apoio de órgãos governamentais e empresas que desejem compartilhar o espaço de debates dos estudantes de Engenharia Civil. Para que se dê continuidade aos trabalhos, serão necessários os apoios político, financeiro e estrutural daqueles que compartilham e apóiam esta iniciativa. O valor de contribuição fica a cargo da realidade de cada apoiador.

10. Contatos Edit

Comissão Organizadora Nacional do ENEEC

  • e-mail: coeneec@gmail.com
  • Paulo Moraes Neto: (71) 8834-4919
  • Vitor C. Queiroz: (31) 9203-5430
  • Bernardo Aleixo: (31)9147-4439

Comissão Organizadora Sede do ENEEC

  • Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia da UFMG
  • Escola de Engenharia – Rua Espírito Santo, 96 – 2º andar - Centro
  • Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
  • CEP 30160-030
  • Telefax: (31) 3238-1750 Telefone: (31) 3238-1734
  • Correio eletrônico: daeeufmg@cce.ufmg.br

Also on Fandom

Random Wiki