Fandom

Students

Centro Educacional de Pedreira/Informação

< Centro Educacional de Pedreira

1,331pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

O Centro Educacional e Assistencial de Pedreira é uma escola técnica gratuita que oferece novas possibilidades de inserção social e de qualidade de vida aos habitantes de um bairro carente. Os seus quase 500 alunos provam que é possível formar cidadãos em um ambiente com altos índices de dificuldades sociais e éticas. "Queremos ser uma alternativa à forte pressão para a marginalidade que este bairro exerce sobre os seus jovens", afirma seu diretor, Álvaro de Oliveira Bento. De fato, a Pedreira já mudou a vida de aproximadamente 5.000 jovens da zona sul de São Paulo.

É mantida - juntamente com outros 10 centros de formação de nível universitário - pela OSUC (Obras Sociais, Universitárias e Culturais), associação civil sem fins lucrativos de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. O bairro, formado essencialmente por migrantes, com predomínio de favelas, tem uma população estimada em um milhão de habitantes. Assim, a Pedreira, fundada em 1985, oferece cursos de eletricidade, informática, técnico em telecomunicações, telemática e administração. O ensino de qualidade - que já foi chamado de "ilha de excelência em educação" - é o diferencial na preparação de jovens profissionais que ingressam no mercado de trabalho altamente competitivo de São Paulo. Outro diferencial é o método de formação integral e personalizada. Cada aluno possui um professor-preceptor especialmente treinado, que o acompanha ao longo de todo o curso, para ajudá-lo no seu aprendizado e no seu desenvolvimento pessoal.

Na preceptoria, desenvolve-se uma conversa franca e amigável sobre qualquer assunto: esportes, amizades, hobbies, colegas, família, aspirações, etc. Através de um clima de amizade e confiança, o professor-preceptor pode orientar o aluno e sua família.

Os empresários que contratam alunos da Pedreira voltam para procurar outros, "porque mostram atitudes diferenciadas: respeito, competência e cidadania", explica Bento. Além disso, estes estudantes contam com merenda escolar, atendimento médico e odontológico gratuitos e várias atividades extracurriculares, como palestras de formação ética, visitas técnicas e culturais. A admiração da população local pela escola é muito grande e se reflete no carinho pela sua conservação: não há pichações, invasões ou depredações nas suas instalações.

A procura por este ensino diferenciado e integral só vem crescendo: em 2004, inscreveram-se para a seleção 2.072 candidatos, disputando 210 vagas. A escola é sustentada exclusivamente por contribuições voluntárias. Por isso, está em andamento a campanha "adote um aluno", dirigida a pessoas físicas e jurídicas e que visa cobrir o custo mensal por aluno (um salário mínimo); além de permitir melhorar e ampliar as instalações (especialmente os laboratórios, salas de aula, bibliotecas, refeitório, etc.)."A Pedreira é uma das mais notáveis obras sociais que conheço. Auxilia sempre a pessoa carente a crescer, pela técnica de ensiná-lo a pescar, mais do que oferecer-lhe o peixe pescado", diz o jurista Ives Gandra da Silva Martins, um de seus contribuintes.

Retirado de Bem-Eficiente

Also on Fandom

Random Wiki